5 ações de prevenção a acidentes de trabalho
Segurança sempre vem em primeiro lugar, então confira 5 ações importantíssimas para prevenir acidentes de trabalho na sua obra!
1-TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS
Instruir os funcionários é o primeiro passo para ajudá-los a compreender os padrões de segurança, a fim de que não ocorram erros e falhas. A capacitação contribui para que as atividades sejam executadas com mais eficiência, sendo essencial a participação em cursos técnicos, palestras e eventos sobre prevenção promovidos pela própria empresa, que passará o conhecimento para toda a equipe.
2- RESPEITE AS NORMAS REGULAMENTADORAS (NR)
É preciso atender às Normas Regulamentadoras (NR) que buscam o cumprimento de algumas medidas como: assegurar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, definir medidas protetivas e preventivas e valorizar as técnicas de execução das tarefas, minimizando os riscos de doenças e acidentes. Uma das principais normas é a NR 18, que planeja, organiza e administra o canteiro de obras independentemente das circunstâncias, proporcionando a implementação de estratégias mais efetivas de controle e prevenção de riscos.
3-USO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Os EPIs são equipamentos obrigatórios que garantem a saúde física e psicológica dos funcionários, evitando acidentes. Ajudam a proteger todo o corpo, principalmente as partes mais sensíveis ou que possam inalar/ingerir substâncias nocivas. Também possuem usos específicos como anti-quedas, para trabalhos em altura. Não se esqueça: toda empresa deve fornecê-los aos colaboradores e supervisionar seu uso constante!
4-MANTENHA UMA CIPA E SESMT NA OBRA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é um grupo formado pelos próprios trabalhadores, escolhidos para identificar as negligências e os riscos de acidentes, criando estratégias para resolver os problemas, baseados nas leis trabalhistas. Já o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é formado por especialistas em medicina do trabalho que atuam fiscalizando a integridade física e psicológica dos trabalhadores de acordo com o grau de risco das atividades exercidas.
5-OBRA ORGANIZADA
Parece óbvio, mas algumas atividades são essenciais para manter a obra sempre organizada e produtiva:
– Limpeza e organização do canteiro
– Descarte eficiente de entulho
– Fornecimento de materiais conforme cronograma para evitar falta ou acúmulo
– Adequação do cronograma para evitar estresse
– Supervisão, que deve ter caráter fiscal e educativo
– Controlar os documentos trabalhistas e técnicos
Prestando atenção em todas essas dicas, a sua obra poderá ser um sucesso, sem acidentes na construção civil ou multas por conta da falta de cuidado com as normas.
E não se esqueça: a Metrolux oferece os melhores equipamentos de iluminação para proteger ainda mais os funcionários da sua obra. Solicite um orçamento!
Autora: Carol Giongo