O quanto dura a lâmpada led?
O brilho do sucesso em led
No ano de 2014 a empresária Alcione Albanese dona da FLC, inaugurou a primeira fábrica de lâmpadas led em território brasileiro. Após 70 viagens à China e uma trajetória digna de inspiração aos empreendedores brasileiros, essa mulher visionária torna real o pioneirismo no mercado nacional.
As crises energéticas infelizmente não são raras na história do país e a partir da ocorrência dos famosos “apagões”, a necessidade de melhor utilização dos recursos de energia foi integrada ao cotidiano nacional. Em visita aos Estados Unidos, Alcione observou que comerciantes locais pagavam 3 vezes menos por uma lâmpada, que os brasileiros. A partir disso a empreendedora foi em busca de entender os porquês desta diferenciação. Para conseguir se inserir no mercado, Alcione viajou para a China onde iniciou a sua primeira operação de importação de lâmpadas. Nem tudo deu certo de primeira, mas a determinação da empresária fez com que o negócio prosperasse, isso tudo ainda nos anos 90.
Ainda no período de inserção das lâmpadas led no mercado brasileiro, o Estado atuou incentivando a importação e conscientizando a população da economia energética urgente.
Lâmpada led, queima?
A resposta é não. Por mais que estejamos acostumados a nos referir a quaisquer lâmpadas que deixem de funcionar como queimadas, isso atualmente é muito mais um vício de linguagem, do que uma verdade. O erro se dá por conta de estruturalmente as lâmpadas led, se diferenciarem das famigeradas lâmpadas incandescentes. As antecessoras do led possuíam filamentos metálicos em sua constituição, desta forma a sua quebra, geralmente ocasionada pelo aquecimento constante do material, resultava no não funcionamento, ou seja, queimou e quebrou.
Se o led não queima, é eterno?
Embora a própria indústria tenha dificuldades em estruturar testes de durabilidades para a lâmpada led, ela não é eterna. Conforme seu uso o led passa a perder a sua luminescência, podendo piscar/falhar. A durabilidade do led é absolutamente superior no comparativo as suas antecessoras, algo como uma vida útil 2,5 vezes mais longa. Se apontarmos para situações cotidianas para termos melhor noção, em média uma lâmpada led atestada pelo INMETRO e em condições climáticas entre -15ºC e 45ºC, dura em torno de 4 anos se considerarmos que estará ligada 24 horas. Caso reduzirmos o uso da lâmpada para 8 horas ao dia, teremos uma vida útil de 17 anos, dentro de uma estimativa de 50.000 horas de vida útil para a lâmpada. A partir das 40.000 horas de utilização da lâmpada, foram observadas perdas de até 30% de sua luminescência original de fábrica. É comum que antes de deixar de funcionar completamente, a lâmpada pisque e “brilhe menos”.
A mais amiga do meio ambiente
Em se tratando de atitudes possíveis para reduzir os impactos ambientais e preservação da saúde, a lâmpada led é uma excelente solução. Consumindo menos energia, aquecendo em média até a 32ºC, ela não produz raios ultravioleta e pode ser reciclada. A maior parte dos fabricantes atestados pelo INMETRO dão garantia de 5 anos as lâmpadas. Para entender mais sobre a diferenciações de cada marca, sempre leia atentamente as informações contidas nos rótulos ainda antes de optar por alguma marca específica, assim você terá a sua necessidade atendida com sucesso.